top of page
Buscar
  • Foto do escritorMaycon Lozano

Transtornos de Ansiedade

Pessoas que sofrem de episódios de ansiedade excessiva que interferem significativamente na vida dela e nas relações dela com as outras pessoas pode estar apresentando sintomas relacionados à Transtornos de Ansiedade. Essa ansiedade pode estar relacionada a situações específicas, como o medo de voar, medo de interação no trabalho, medo de frequentar determinado lugar, ou ser mais abrangente, como no Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), que se caracteriza pela presença de preocupações excessivas com diversos aspectos da vida, como trabalho, saúde e relacionamentos.


“A ansiedade e o medo passam a ser reconhecidos como patológicos quando são exagerados, desproporcionais em relação ao estímulo, ou qualitativamente diversos do que se observa como norma naquela faixa etária e interferem com a qualidade de vida, o conforto emocional ou o desempenho diário do indivíduo.” (Castillo,2000)

Os sintomas dos Transtornos de Ansiedade podem variar, mas costumam incluir a presença de sintomas físicos, como sudorese, palpitações, tremores e sensação de sufocamento, além de sintomas psicológicos, como preocupações excessivas, pensamentos intrusivos e dificuldade de concentração. Levando a pessoa a um estado de grande sofrimento e interferindo na capacidade da pessoa de realizar atividades cotidianas, como trabalho ou estudos.


O tratamento dos Transtornos de Ansiedade pode envolver terapia comportamental, acompanhamento psiquiátrico e uso medicamentos. Na terapia a pessoa aprende técnicas de relaxamento, controle da ansiedade e desenvolve habilidades para enfrentar situações temidas de forma gradual. Além de identificar e modificar possíveis distorções de julgamento, padrões de pensamento disfuncional que envolvem a interpretação irracional ou distorcida de informações e situações, que contribuem para a ansiedade.

Outro ponto importante do tratamento envolve identificar os padrões de pensamento intrusivo, ideias frequentes e inconvenientes que surgem com frequência elevada e levam o sujeito a um estado constante de medo e preocupação. Buscando contextualizar esses medos e trazer ao paciente a percepção de segurança necessária para o bom desenvolvimento de suas atividades.


Em geral, o tratamento dos Transtornos de Ansiedade pode ser bastante eficaz, especialmente quando a pessoa busca ajuda profissional precocemente. O tratamento pode ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade e melhorar a qualidade de vida, permitindo que a pessoa realize suas atividades cotidianas de forma mais tranquila e satisfatória. Além disso, a terapia pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de complicações associadas à ansiedade, como depressão e problemas de saúde física.


Referência: Castillo, A. R. G., Recondo, R., Asbahr, F. R., & Manfro, G. G. (2000). Transtornos de ansiedade. Brazilian Journal of Psychiatry, 22, 20-23.


8 visualizações

Comentários


Os comentários foram desativados.
bottom of page