top of page
Buscar
  • Foto do escritorMaycon Lozano

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Sintomas como desatenção, hiperatividade e impulsividade, que podem afetar significativamente a vida cotidiana de uma pessoa podem ser um sinal do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Que afeta a capacidade de uma pessoa se concentrar e controlar seu comportamento.


“O TDAH se caracteriza por três sintomas básicos: desatenção, impulsividade e hiperatividade física e mental. Costuma se manifestar ainda na infância , e, em cerca de 70%dos casos, o Transtorno continua para a vida adulta.” (Silva,2014)


Os sintomas de desatenção incluem dificuldade em prestar atenção a detalhes das atividades ou de informações, esquecimento frequente, distração, dificuldade em seguir instruções longas ou complicadas e perda de objetos. Já a hiperatividade pode se manifestar como uma inquietação frequente, falas excessivas, dificuldades em ficar parado e muita impaciência. Gerando certa impulsividade que pode levar a interrupção frequente de conversas, dificuldade em esperar e comportamentos outros impulsivos.


Esses comportamentos podem causar vários prejuízos na vida cotidiana, resultando em dificuldades escolares, sociais e profissionais, como queda no desempenho acadêmico, baixa autoestima, dificuldades em manter relacionamentos e problemas no ambiente de trabalho. Além disso, o TDAH pode causar problemas emocionais, como ansiedade, depressão e irritabilidade, que podem agravar ainda mais as dificuldades da pessoa.

O tratamento do TDAH pode incluir terapia comportamental, medicação e mudanças no estilo de vida. A terapia pode ajudar a pessoa a desenvolver habilidades para lidar com os sintomas do TDAH, como organização, planejamento e gerenciamento de tempo. A medicação pode ajudar a controlar os sintomas de TDAH, mas deve ser prescrita por um médico e acompanhada de perto. Mudanças no estilo de vida, como exercícios regulares, dieta saudável e sono adequado, também podem ser úteis para controlar os sintomas do TDAH.


Referência: Silva, A. B. B. (2014). Mentes Inquietas: TDAH-desatenção, hiperatividade e impulsividade. Principium.


6 visualizações

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page