top of page
Buscar
Foto do escritorMaycon Lozano

Depressão

A depressão é um transtorno mental que pode afetar a maneira com que uma pessoa se sente, pensa e se comporta. Trazendo uma sensação persistente de tristeza, desesperança e falta de interesse em atividades anteriormente agradáveis. Uma sensação constante de falta de energia e certa apatia para as coisas da vida cotidiana.


A depressão pode ser desencadeada por uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e ambientais. Fatores como predisposição genética e desequilíbrios químicos no cérebro, como alterações nos níveis de serotonina e dopamina, também podem contribuir para a depressão. Fatores estressantes da vida, como a perda de um ente querido, problemas de relacionamento ou problemas financeiros, também podem desencadear a depressão.


Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem tristeza, ansiedade, irritabilidade, cansaço, apatia, distúrbios do sono, perda ou ganho de peso, problemas de concentração e baixa autoestima. Podendo afetar gravemente a qualidade de vida de uma pessoa e levar a complicações de saúde, como aumento do risco de doenças cardiovasculares e problemas relacionados ao uso de álcool ou drogas.


O tratamento da depressão geralmente envolve uma combinação de terapia e medicamentos. Muitas vezes, em um processo de psicoterapia comportamental, utilizamos uma abordagem terapêutica que visa ajudar as pessoas a superar a depressão conhecida como Ativação Comportamental. Esta abordagem busca estimular gradualmente a participação em atividades que proporcionem prazer e satisfação. A terapia de ativação comportamental geralmente envolve a identificação de atividades prazerosas, a definição de metas de curto prazo para aumentar a frequência desta atividade na rotina da pessoa e a criação de um ambiente de suporte para ajudar a manter essas mudanças de comportamento.


“Outra variável importante no tratamento [...] da depressão é favorecer com que o indivíduo reduza a exposição a ambientes aversivos” (Cardoso,2011). Ou seja, repensar a rotina desta pessoa de forma a afasta-la de possíveis gatilhos ou desencadeadores dos sintomas depressivos.


Além disso, há também outras opções de tratamento complementares que podem ser benéficas para pessoas com depressão, como exercícios físicos regulares e terapias alternativas. É fundamental lembrar que a depressão é uma condição tratável e que a maioria das pessoas com depressão pode melhorar significativamente com o tratamento adequado.


Referência: Cardoso, L. R. D. (2011). Psicoterapias comportamentais no tratamento da depressão. Psicologia argumento, 29(67), 479-489.


6 visualizações
bottom of page