top of page
Buscar
  • Foto do escritorMaycon Lozano

Carga Mental

Carga mental é um conceito psicológico que se refere ao esforço cognitivo necessário para a realização de uma tarefa ou atividade. Se trata do esforço que nosso cérebro faz ao planejar as nossas ações ou ao processar as informações que recebemos do ambiente. Quanto maior a quantidade de informações ou mais complexa a tarefa a ser planejada, maior a carga mental a qual estaremos submetidos. Essa carga pode ser dividida em vários tipos, incluindo a carga cognitiva, que é a quantidade de informação que uma pessoa precisa processar ao realizar uma tarefa, e a carga emocional, que é a quantidade de estresse ou ansiedade que a tarefa pode gerar.


“Fazer trabalhar a nossa massa cinzenta é uma atividade mental, que por sua vez origina carga mental. Esta pode estar relacionada com as tarefas que qualificamos de intelectuais, mas qualquer tarefa, mesmo a de maior esforço físico, implica carga mental. Independentemente do interesse ou da motivação, da natureza física ou intelectual da tarefa, existe uma carga mental ligada ao trabalho.” (Ferreira,2014)


A carga mental afeta diretamente o bem estar das pessoas, sua regulação emocional, sua produtividade, sua saúde mental e física e até mesmo a segurança delas e do entorno. Uma carga mental alta, pode levar à fadiga cognitiva, diminuição do desempenho, desatenção e até levar a pessoa a erros que, inclusive, podem coloca-la em risco. Por isso, é importante entender como gerenciar a carga mental em diferentes contextos, como no trabalho, nos estudos, nas relações e na vida diária.


E embora seja um evento privado, ou seja, que ocorre no nosso próprio organismo, a carga mental pode ser afetada por fatores externos como ambiente de trabalho, a cultura organizacional a nós imposta, a tecnologia e até mesmo a alimentação e a qualidade do nosso sono. Portanto, é importante levar em consideração esses fatores ao gerenciar a carga mental em diferentes contextos.


A psicologia atua na identificação de fatores que contribuem para a carga mental e o desenvolvimento de técnicas para gerenciar esta carga. Buscando a simplificação das tarefas, a divisão destas tarefas em partes menores, a redução de distrações e todo um processo psicoeducacional voltado a um melhor planejamento e gerenciamento das tarefas do cotidiano. Incentivando a reflexão também sobre a importância de oportunizar momentos de lazer e descanso em uma rotina saudável.


Referência: Ferreira, M., & Ferreira, C. (2014). Carga mental e carga psíquica em profissionais de enfermagem. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, 1, 47-52.

4 visualizações

コメント


コメント機能がオフになっています。
bottom of page