top of page

Perguntas Frequentes

O que é Psicologia Comportamental?

A psicologia comportamental, também conhecida como behaviorismo, é uma abordagem da psicologia que se concentra no estudo do comportamento observável e mensurável dos indivíduos. Ela parte do princípio de que o comportamento humano é moldado pelas experiências vividas pelo indivíduo ao longo de sua vida, sendo influenciado principalmente por recompensas e punições.

O behaviorismo acredita que o comportamento humano pode ser estudado de forma objetiva, por meio da observação direta, experimentação e análise quantitativa de dados. Ele procura entender como as contingências ambientais (estímulos) influenciam o comportamento humano e como o comportamento é moldado por consequências.

Além disso, os analistas do comportamento consideram que os processos mentais, como a cognição, a emoção e a percepção, são eventos intermediários entre o estímulo e a resposta. Eles não são considerados objetos de estudo em si mesmos, mas sim como processos que afetam o comportamento observável.

Quando devo buscar terapia?

Não existe um momento específico para buscar terapia, já que as pessoas podem procurar ajuda psicológica por diversos motivos e em diferentes momentos de suas vidas. Geralmente, a terapia é indicada quando a pessoa sente que está enfrentando dificuldades ou sofrimentos emocionais que afetam sua qualidade de vida e sua capacidade de lidar com as demandas do cotidiano. Alguns sinais que podem indicar a necessidade de buscar terapia incluem sentimentos persistentes de tristeza, ansiedade ou desesperança, dificuldade em lidar com situações estressantes, conflitos interpessoais, dificuldades em estabelecer relacionamentos saudáveis, traumas ou perdas significativas, entre outros. Vale lembrar que buscar terapia não significa que a pessoa seja "fraca" ou "doente", mas sim que está buscando ajuda profissional para lidar com seus problemas emocionais e melhorar sua qualidade de vida.

 

Quanto tempo dura uma sessão?

As sessões de psicoterapia individual, presencial ou online, tem a duração de 50 minutos aproximadamente.

Já os atendimentos de Acompanhamento Terapêutico terão a duração previamente acordada e condizente com a atividade proposta e o planejamento para a sua execução.  

 

Quanto tempo dura o processo terapêutico?

O tempo de duração do tratamento psicológico varia de acordo com a natureza e a gravidade do problema, a disponibilidade do paciente e a abordagem terapêutica utilizada. Pode durar de algumas semanas a vários anos, dependendo das necessidades do paciente e dos objetivos terapêuticos definidos. O processo terapêutico é individual e cada pessoa tem seu ritmo e suas necessidades. O terapeuta é quem irá avaliar periodicamente a evolução do paciente e, em conjunto com ele, decidir sobre a continuidade ou finalização do tratamento.

bottom of page